Aumentam de hora em hora as adesões ao dia de oração e jejum pela Síria, convocado pelo Papa Francisco para o próximo sábado. Inúmeras organizações e expoentes religiosos manifestam publicamente a sua participação.
Congregações como o Pontifício Instituto das Missões Exteriores (PIME), a Obra Dom Orionee os salesianos, movimentos como a Renovação no Espírito, Pax Christi e Focolares já divulgaram comunicados aderindo à iniciativa.
A Assembleia dos Ordinários Católicos da Terra Santa fez o mesmo, fazendo votos de que “cada ordinário na sua diocese, eparquia ou exarcado, cada pároco em sua paróquia e com os seus paroquianos, cada superior(a) de Instituto religioso, possa organizar o dia como mais lhe convém, na esperança de que ‘o eco das orações que saem de nossos lábios possa cobrir o barulho dos tambores da guerra'”.
O Arcebispo Metropolitano sírio-ortodoxo de “Jazirah e Eufrates”, Eustathius Matta Roham, afirmou que ele e toda a sua comunidade “aderem com convicção ao apelo do Papa”. Para afastar males como a guerra e a violência, o Arcebispo recorda o trecho do Evangelho de Mateus (Mt 17,21): “Esta casta de demônios não se expulsa senão pela oração e pelo jejum”.
Nas Filipinas, o Card. Luis Antonio Tagle convidou todos os párocos e os reitores de santuários da Arquidiocese de Manila a celebrarem a missa da manhã de sábado, 7 de setembro, com a intenção especial pelo povo sírio, encorajando os fiéis a uma hora de Adoração eucarística depois da missa. Em todas as dioceses, estão sendo organizados encontros de oração e jejum pela paz.
Em Assis, cidade que receberá o Papa em outubro, a Basílica Inferior de São Francisco de terça-feira até a sexta-feira permanecerá aberta até as 22h para permitir que os fiéis rezem sobre o túmulo do santo pela paz na Síria. Além disso, no sábado, os frades realizarão uma vigília de oração em Santa Maria dos Anjos em comunhão com o Papa Francisco.
A Secretaria de Estado do Vaticano convidou os embaixadores junto à Santa Sé para um encontro quinta-feira de manhã, de modo que possa informar ao corpo diplomático o significado da iniciativa e contatou também todas as Conferências Episcopais do mundo com a mesma finalidade. Já os dicastérios vaticanos se mobilizaram contatando os referentes de outras Igrejas e confissões religiosas.
O programa para sábado ainda está sendo definido. A Praça São Pedro estará aberta a todos, a partir das 16h30, hora local, sem necessidade de bilhete. A chegada do Papa está prevista para as 19h. Haverá a entronização da imagem mariana do “Salus populi romani”, a reza do terço e uma meditação do Pontífice com um renovado apelo pela paz. A conclusão está prevista para as 23h.
Fonte: Blog Carmadélio
***
Aqui em Maceió, a Arquidiocese, através do Arcebispo Metropolitano Dom Antonio Muniz Fernandes, OCarm., atendendo a solicitação do Papa Francisco para um dia de oração e jejum, também estará realizando atos de fé pela paz na Síria.
07/09/13 (sábado) – CATEDRAL METROPOLITANA:
11h – Adoração ao Santíssimo
12h – SANTA MISSA
A coleta da missa será destinada aos martirizados nesse conflito. Doe o valor de seu almoço.
Contamos com sua participação e divulgação!!!
***
E, para auxiliá-lo neste dia de jejum e oração, encontrei no Blog Dominus Vobiscum, do meu grande amigo Cadú, um ótimo “programa” para este dia… Segue:
Sei que infelizmente existem muitos católicos que não tem o hábito de fazer jejum. O que deveria ser algo normal nas nossas vidas, tem se transformado em algo tão extraordinário que muitos só o fazem (quando fazem) na sexta feira santa. Mas é importante dedicar-se a esta causa sendo dócil ao pedido do Santo Padre. Para que o jejum seja válido é importante seguir algumas regrinhas básicas:
- Tome o café da manhã
- Faça uma oração oferecendo aquele dia de jejum pelas intenções do Santo Padre e pelas suas intenções particulares
- Recolha-se ao silêncio o máximo que for possível
- Opte por uma das formas de jejum ensinadas pela Igreja Católica (veja abaixo):
- Penitência – Para doentes e pessoas que não tem o hábito de jejuar. Tome seu café da manhã e durante o dia faça apenas duas refeições (um lanche simples, e almoce ou jante). Se optar pelo almoço, no horário da janta faça um lanche simples (sanduíche e suco por exemplo). Se optar pela janta, faça um lanche na hora do almoço. Evite comer fora destes horários. Recuse doces, bolos, tortas e cafezinhos.
- A base de líquidos – Depois do café, tome apenas líquidos. Sucos (não vitaminas) e chás são bem vindos. Nos horários de refeição, pode tomar um caldo (não sopa). Jante normalmente.
- A base de pão e água – Depois do café, passe o dia à base de pão (puro) e água. Pode consumir pão caseiro desde que seja sem recheio. Evite comer o pão e beber a água ao mesmo tempo, pois pode dar dor de cabeça. Jante normalmente.
- A base de água – Depois do café, tome apenas água. Jante normalmente.
Caso durante o dia você sinta dores de cabeça ou tenha algum tipo de doença, encerre o jejum e come normalmente. Lembre-se que o Papa exclamou que “a humanidade precisa ver gestos de paz e escutar palavras de esperança e de paz!”.
***
Vamos unir neste propósito de Paz!!!
Que Deus nos abençoe e seja louvado pelos séculos dos séculos!!!
A Paz é possível e que Cristo intervenha na Síria e no Oriente Médio com sua Paz!!!!!