Jesus recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu…

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo São Lucas (3,15-16.21-22).
— Glória a vós, Senhor!

Naquele tempo, o povo estava na expectativa e todos se perguntavam no seu íntimo se João não seria o Messias. Por isso, João declarou a todos: “Eu vos batizo com água, mas virá aquele que é mais forte do que eu. Eu não sou digno de desamarrar a correia de suas sandálias. Ele vos batizará no Espírito Santo e no fogo”.

Quando todo o povo estava sendo batizado, Jesus também recebeu o batismo. E, enquanto rezava, o céu se abriu e o Espírito Santo desceu sobre Jesus em forma visível, como pomba. E do céu veio uma voz: “Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

— Palavra da Salvação.
— Glória a Vós, Senhor.

batismoQueridos irmãos leitores, estamos diante, hoje, de uma daquelas oportunidades ímpares, um momento que é um presente de Deus para nossas vidas, um kairos (o momento certo, oportuno), que é a solenidade do Batismo do Senhor.

Hoje celebramos o momento em que o Pai nos apresenta Seu Filho, manifestando-nos a Salvação prometida. Na primeira leitura, por meio do servo; no Evangelho, por meio do Filho amado. Filho que se faz servo para nos salvar. Salvação esta que, de acordo com a segunda leitura, veio para todos o povos, sem distinção… Para toda a humanidade!

Nas margens do Rio Jordão, Jesus recebe a unção do Espírito Santo, e dá início à publicidade da missão de trazer-nos o Reino de Deus. Missão esta que teve início já naquele SIM daquela jovem judia, nossa Mãe Maria Santíssima, mas que se anuncia publicamente hoje, com a santificação das águas.

Jesus não necessitava do batismo para a remissão dos pecados, Ele que é Deus, mas se submeteu para nossa salvação, assumindo, já naquele momento, os nossos pecados… Ele, o Cordeiro de Deus, que tira os pecados do mundo, entrou naquela fila dos pecadores, apenas para nos dizer: Estou contigo! Compartilho do teu sofrimento! Recebo os teus pecados, e jogo-os na correnteza deste rio…”.

Naquele momento, Jesus é ungido pelo Espírito Santo, para, no Espírito Santo, expulsar o mal, realizar milagres, pregar, apresentar-nos o Pai, e se entregar até a morte na cruz, quando, então, se fará plena a unção do Espírito Santo, derramando-Lhe a vida, na Ressurreição.

Renovamos hoje, também, as promessas do nosso batismo. Um evento que não pode ficar no passado. Não podemos dizer que fomos batizados, mas sim, que SOMOS batizados, pois batismo é missão… Assim como Jesus, que ao ser batizado inicia sua missão, também nós partilhamos da mesma senda: anunciar o Reino de Deus aos quanto cantos da Terra!

Batismo não é, pois, oba-oba, nem muito menos apenas uma obrigação dos pais em relação aos seus filhos, mas sim, um testemunho efetivo do seguimento ao Cristo, nosso único caminho apresentado pelo Pai para a nossa salvação.

Renunciemos, pois, caríssimos irmãos, ao pecado; a tudo o que possa desunir, para que o pecado não domine sobre nós; ao demônio, autor e princípio do pecado; para, de coração puro e dilatado, acolhermos àquele que o Pai nos enviou, do qual Ele mesmo nos fala: Tu és o meu Filho amado, em ti ponho o meu bem-querer”.

Só assim nossa vida terá um sentido! Só assim, através do seguimento, da imitação do Cristo,  chegaremos ao Pai, que O manifestou, e com Ele e o Espírito Santo, vive e reina em eterna glória, pelos séculos dos séculos!!!

Amém.

Alex Cardoso Vasconcelos – Acólito da Paróquia Divino Espírito Santo, em Maceió/AL – Texto publicado originalmente no Blog “Dominus Vobiscum” (http://domvob.wordpress.com/)
Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação, Santo do dia e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s