Salve, caríssimo leitor!! O “Sacrifício Vivo e Santo” te deseja de coração um FELIZ NATAL!!!
Sim, a comemoração solene do Natal do nosso Salvador foi ontem, mas o tempo do Natal continua! Deixa que eu explico…
O Natal, ou melhor, o Tempo Litúrgico do Natal, é um tempo de fé, de alegria e acolhimento do Filho de Deus, e apenas um dia para comemorar tal acontecimento que mudou a história da humanidade seria muito pouco, não acham?!
Por isso é que o Tempo do Natal inicia-se no dia 25 de dezembro, dia em que celebramos o fato de que Deus nos ama tanto que se “humilhou”, tornando-se um de nós, para a nossa salvação, e finda-se na Festa da Epifania do Senhor, celebrada no 2º domingo após o dia de Natal.
A palavra Epifania vem do grego (Ἐπιφάνεια), e significa: “a aparição; um fenômeno miraculoso”. Celebrava-se no dia 6 de janeiro, ou seja, doze dias após o Natal, porém, a partir da reforma do calendário litúrgico em 1969 passou a ser comemorada no 2º domingo após o Natal.
Este ano, a Festa da Epifania ocorrerá no dia 6 de janeiro, data em que, tradicionalmente, também se comemora a Festa dos Reis Magos, que também é uma espécia de Epifania, pois a Epifania representa a manifestação de Jesus Cristo como o enviado de Deus Pai, quando o filho do Criador dá-se a conhecer ao Mundo.
Na narração bíblica Jesus deu-se a conhecer a diferentes pessoas e em diferentes momentos, porém o mundo cristão celebra como epifanias três eventos: a Epifania propriamente dita perante os magos do oriente (como está relatado em Mateus 2, 1-12) e que é celebrada no dia 6 de Janeiro; a Epifania a João Batista no rio Jordão (dia do Batismo do Senhor); e a Epifania a seus discípulos e início de sua vida pública com o milagre de Caná quando começa o seu ministério.
No sentido literário, a “Epifania” é um momento privilegiado de revelação, quando acontece um evento ou incidente que “ilumina” a vida da personagem.
Mas tem mais, a solenidade do Natal, tamanha é a sua grandeza, não se encerra no dia 25 de dezembro! Ela continua por 8 dias consecutivos, os quais damos o nome de “Oitava de Natal!”, que assim se organiza:
– 26 de dezembro é a festa de santo Estêvão, protomártir;
– 27 de dezembro é o dia da festa de São João, apóstolo e evangelista;
– a 28 de dezembro celebra-se a festa dos Santos Inocentes;
– no domingo imediatamente após o Natal celebra-se a festa da sagrada Família. Nos anos em que falta esse domingo, celebra-se esta festa no dia 30 de dezembro;
– os dias 29, 30 e 31 de dezembro são dias durante a oitava, nos quais ocorrem também memórias facultativas de alguns santos;
– no dia 1º de janeiro, último dia da oitava de Natal, celebra-se a solenidade de Maria, Mãe de Deus.
Vale lembrar que durante este período a cor litúrgica é o branco.
Bom, agora você já pode explicar tudo isso a alguém que não entender nada quando você chegar para ele e disser: FELIZ NATAL!!!!
Um abração e fiquem com Deus!!!
FELIZ NATAL!!! EXCELENTE, MUITAS PESSOAS PENSAM DESTA MANEIRA QUE O NATAL É SÓ DIA 25.
UM GRAAAAAAAAAAAAAAAAAAANDE ABRAÇÃOOOOOOOOOOOOOOOOOOOO
Valeu Alex, obrigado pelas informações e Feliz Natal prá todos de sua casa. Um beijão em Kátia Raquel.