Arquidiocese de Maceió ressalta o Centenário do ilustríssimo alagoano Cardeal Avelar Brandão Vilela

Dom Avelar Cardeal Brandão Vilela

Se vivo fosse, neste 13 de junho de 2012, o ilustríssimo alagoano de Viçosa, dom Avelar Cardeal Brandão Vilela estaria celebrando 100 anos de vida, visto que nascera em 13 de junho de 1912.

Memórias póstumas, com artigo do jornalista e escritor alagoano Jair Pimentel, a Arquidiocese de Maceió celebra com viva satisfação o centenário do único alagoano, por hora, tornado cardeal da Santa Igreja.

O CENTENÁRIO DO CARDEAL
(Por Jair Pimentel, jornalista e escritor)

Venho observando nos sites de notícias se existe alguma programação para o centenário de nascimento de um dos mais notáveis alagoanos: Dom Avelar Brandão Vilella, Cardeal Primaz do Brasil que, se vivo fosse, estaria completando 100 anos no próximo dia 13. Nada encontrei. Mas não deixaria de lembrar esse viçosense que jamais será esquecido por seus conterrâneos, tem seu nome em ruas, posto de saúde, um mini-museu sacro, conjunto residencial e, claro, em livros, enciclopédias e outras publicações.

Filho do coronel Elias Brandão Vilella e dona Isabel Loureiro Brandão Vilella, nasceu na Rua da Matriz, numa casa com sua fachada ainda preservada e tombada pelo patrimônio histórico do Estado de Alagoas, exibindo uma placa: “Aqui nasceram Dom Avelar Brandão Vilella e o senador Teotônio Brandão Vilella”. Mas só. Hoje o imóvel é residência de um dos seus sobrinhos, que provavelmente fez modificações. Poderia ser uma referência na cidade, já que fica exatamente no chamado “Corredor Cultural Théo Brandão”, seria um outro ponto turístico a ser visitado, com biblioteca e memorial desses dois irmãos que tanto contribuíram para a cultura alagoana.

Além do senador, conhecido como “o Menestrel das Alagoas”, Dom Avelar teve como irmãos o folclorista e escritor José Aloísio Brandão Vilela, o médico Oswaldo Brandão Vilela e o pecuarista Rubens Brandão Vilela. E mais: Maria Ercília Vilela Pimentel, casada com José Pimentel (dentista, farmacêutico, professor e prefeito de Viçosa), Irene Vilela de Vasconcellos, casada com o político Aloisio de Almeida Vasconcellos (prefeito de Viçosa) e as freiras Nair e Francisca. Portanto, o casal Elias e Isabel, presentearam o mundo católico com três filhos.

A família descende do português José Martins, que fundou o Engenho Boa Sorte, em Viçosa, na década de 1840, depois transformada em usina de açúcar e hoje uma das mais modernas fazendas de criação de cavalos do Nordeste, ainda em poder de seus descendentes. Católico fervoroso, esse senhor de engenho foi o maior colaborador na construção da Igreja Matriz, doava muitos dízimos e ainda se constituiu num dos financistas da visita do Imperador Dom Pedro II a Alagoas, tendo recebido o título de Coronel da Guarda Nacional e a medalha da Ordem da Rosa, a maior honraria do Império. Já tinha pronto o decreto de outorga do título de Barão de Assembleia (Viçosa), quando faleceu na década de 1880 e logo depois a monarquia foi derrubada.

Dom Avelar era trineto desse bravo português, que ainda teve como descendentes outros notáveis do clero alagoano como o monsenhor Cícero Vasconcellos (sacerdote, professor, escritor e senador da República), o cônego João Vasconcellos, também professor (bisnetos) e o monsenhor João Leite Passos Neto, professor (trineto). É o único alagoano que atingiu o mais elevado grau na hierarquia da Igreja católica (cardeal), podendo ter chegado a papa. Também foi Primaz do Brasil, exatamente por ter sido Arcebispo de Salvador, o primeiro bispado na época da colonização. Antes havia passado pelas Dioceses de Petrolina e Teresina.

 

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Arquidiocese de Maceió, Formação, Novidades e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s