Clero se reúne em manhã de espiritualidade

“Quaresma pressupõe entrar em um novo ritmo”. Com estas palavras, Pe. Bernardo Alves iniciou sua conferência sobre espiritualidade quaresmal na manhã de espiritualidade do clero da Arquidiocese realizada na quarta, 7, no Recanto do Sagrado Coração de Jesus, localizado no bairro da Serraria.

O sacerdote, também monge beneditino e abade emérito, retratou as experiências de mosteiro durante esse tempo litúrgico e abordou sobre a Regra número 49, onde São Bento afirma ser necessário viver o espírito da quaresma durante todo o ano. Antes da conferência, os clérigos cantaram o hino gregoriano “Attende Domine”.

Por fim, os presentes rezaram também na capela do local o hino Acatistos, proveniente da liturgia bizantina e dedicado à Mãe de Deus.

REUNIÃO

Durante a manhã, também houve conferência sobre a Campanha da Fraternidade 2012, realizada pelo Pe. Cícero Lenisvaldo. Abordando sobre a Saúde Pública, o sacerdote demonstrou através de slides o significado da campanha, do cartaz, bem como os objetivos a serem atingidos. “Para mim, esta campanha deve despertar para o cuidado da saúde, organizar a Pastoral da Saúde nas dioceses e movimentar os cristãos para acompanhar a situação da saúde pública”, colocou. Responsável pela Pastoral da Saúde na Arquidiocese, Pe. Lenisvaldo pediu para os presentes enviarem pessoas para as reuniões da Pastoral toda primeira terça a partir das 15h na Santa Casa de Misericórdia.

Dom Antônio colocou sobre a nova organização administrativa e contábil da Arquidiocese, que passará a ter um único Contador para todas as paróquias. Os atendentes paroquiais da capital estavam reunidos no Seminário Arquidiocesano no mesmo horário para tratar sobre esse assunto, e ficou agendado para o dia 9 com aqueles que são do interior do Estado.

No sábado, 10, haverá concentração de todas as paróquias em frente ao Hospital Geral do Estado, onde sairão às 15h para a Igreja de São José, realizando assim o lançamento da Campanha da Fraternidade na Arquidiocese em Ato Público.

O Arcebispo pediu também para os presentes motivarem suas comunidades para um Dia Penitencial na Arquidiocese, na Segunda-feira da Semana Santa, a partir das 06h, realizando um subida em caminhada ao lugar onde está situado o Carmelo, em Riacho Doce.

Foi também anunciado o período do Retiro do Clero, de 23 a 27 de julho, a acontecer em Crato, no Ceará. E 17 a 20 de setembro está agendada uma Semana de Formação para o Clero.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Arquidiocese de Maceió, Notícias e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s