E Adão e Eva?

Tenho sido interpelado, muitas vezes, sobre Adão e Eva e seus filhos. O interessante é que muitas pessoas não se dão ao trabalho de estudar o assunto e vão logo anarquizando o texto bíblico e zombando como se fossem sabidas e sábias e como se elas tivessem descoberto um grande erro da Bíblia. Vejamos, embora brevemente, esse tema.

Nunca é demais repetir que a Bíblia não é propriamente uma história científica. Ademais é bom lembrar que Deus, mediante a Bíblia quer nos dar uma mensagem de vida, uma mensagem teológica para nossa salvação.

No nosso caso, se lemos a Bíblia, sobretudo em língua vernácula, parece, à primeira vista, que ela nos fala de um casal, mas, na verdade, ela está falando do Homem e da Mulher em geral, ou seja, está nos dizendo que a raça humana teve um começo com dois seres, um masculino e outro feminino.

O texto bíblico hebraico diz que Deus criou “hahadam”, ou seja, o ser humano e o fez divido em duas partes complementares, porque logo acrescenta, que o fez masculino e feminino e mandou-os se complementar, para continuar a sua criação.

Os nomes, pois, Adão e Eva são nomes significativos e coletivos, pois Adão significa aquele que vem da terra, como, aliás, a palavra portuguesa “homem”, que vem de humus (terra) e Eva significa aquela que dá vida. Portanto, o autor sagrado quer dizer apenas que o homem (masculino) é um ser de Deus, terreno, material e que a mulher é também um ser humano, terreno, fruto do amor de Deus como seu parceiro, o homem, e geradora de vida. E isto é propriedade de todo homem e de toda mulher.

A Bíblia, pois, não afirma como se deu propriamente a origem do ser humano, mas simplesmente afirma que o ser humano, homem e mulher, provêm da obra criativa de Deus, ou seja que Deus é a origem, o senhor de tudo que existe.

Os nomes, pois de Adão e Eva são relativos, significativos e coletivos. Se querem, podemos dizer que Adão e Eva existiram, como existem, hoje, qualquer homem e qualquer mulher.

Em suma, a Bíblia quer nos dizer apenas que a humanidade teve um começo e que tudo veio e vem de Deus. Não entra, pois, o Livro Sagrado em questões científicas da origem do ser humano. A mensagem bíblica é que tudo vem de Deus, que somos frutos do seu amor divino.

 

Mons. Pedro Teixeira – Paróquia Divino Espírito Santo – Jatiúca – Maceió/AL

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação, Palavra do Pároco e marcado , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s