Vaticano expulsa padres alagoanos por pedofilia

Padres condenados pela Justiça foram expulsos da Igreja Católica

O Vaticano decidiu, na noite desta terça-feira (3), expulsar da Igreja Católica, os três padres alagoanos condenados por pedofilia em Alagoas. Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edilson Duarte ainda podem recorrer da decisão da Justiça alagoana, mas a Santa Sé decidiu antecipar e excluir os religiosos de seus quadros de sacerdotes.

Segundo o padre Daniel Nascimento, pároco da Igreja Santa Luzia, na cidade de Penedo, que foi licenciado pelo Vaticano para acompanhar o processo de pedofilia em Alagoas, a Santa Sé aguardava apenas a decisão da Justiça de primeiro grau pra expulsar os padres da instituição.

Com a decisão do Vaticano, a Arquidiocese de Alagoas já está providenciando os substitutos dos padres expulsos.

Condenação

No dia 19 de dezembro, a Justiça alagoana condenou os padres Luiz Marques Barbosa, Raimundo Gomes e Edílson Duarte pelo crime de pedofilia, praticado contra três coroinhas. O monsenhor Luiz Marques foi condenado a 21 anos de prisão e os párocos Raimundo e Edílson cumprirão pena de 16 anos e 4 meses. Como os três já respondiam ao processo em liberdade, eles ainda não foram presos.

A sentença foi proferida pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude de Arapiraca, João Luiz de Azevedo Lessa. Além da pena de prisão, o monsenhor Luiz Marques, de 83 anos, terá que pagar uma multa de 30 vezes um salário mínimo. 

Os religiosos eram réus no processo que apurou delitos de atentado violento ao pudor contra os coroinhas Fabiano Silva Ferreira, Cícero Flávio Vieira Barbosa e Anderson Farias Silva, conforme denúncia apresentada em março de 2010 pelo Ministério Público Estadual (MPE).

Fonte: Tudo na Hora

Substitutos

Com a sentença da Igreja Católica sobre os párocos acusados de pedofilia proferida, a diocese de Penedo, que abrange em sua circunscrição o município de Arapiraca, divulgou as alterações a serem feitas nas paróquias de Arapiraca com a ausência dos monsenhores e do padre.

O padre Daniel Nascimento comunicou que o monsenhor Luiz Marques será substituído pelo padre Antônio Lopes Fonseca na paróquia de São José, localizada no bairro do Cruzeiro, em Arapiraca.

O monsenhor Raimundo Gomes será substituído pelo padre Antenor Montenegro, na Igreja Nossa Senhora do Carmo, que fica no bairro Jardim de Maria. Por fim, o padre Edilson Duarte não será substituído.

No documento, consta que o ex-sacerdote realizava trabalhos auxiliares para o padre Murilo dos Santos na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no bairro do Centro, e não era titular na celebração dos cultos.

Fonte: Tribuna Hoje

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s