Igreja não busca privilégios em Acordo com Brasil, diz Papa

O Papa Bento XVI recebeu em audiência o novo Embaixador do Brasil junto à Santa Sé, Almir Franco de Sá Barbuda, na manhã desta segunda-feira, 31, para a apresentação das Cartas Credenciais.
 
O Santo Padre dedicou boa parte de seu discurso a esclarecer o real propósito do Acordo assinado entre a Santa Sé e o Governo Brasileiro, em 2008, e que foi oficializado em 2010.
 
Longe de ser uma fonte de privilégios para a Igreja ou supor uma afronta à laicidade do Estado, visa apenas dar um caráter oficial e juridicamente reconhecido da independência e colaboração entre estas duas realidades“, explica.
 
Acesse
 

"Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro", destaca o Santo Padre a novo Embaixador brasileiro

A comunidade política e a Igreja são independentes e autônomas, mas ambas servem à vocação pessoal e social dos homens, recordou Bento XVI, citando a Constituição Gaudium et spes, do Concílio Vaticano II.

 
“A Igreja espera que o Estado, por sua vez, reconheça que uma sã laicidade não deve considerar a religião como um simples sentimento individual que se pode relegar ao âmbito privado, mas como uma realidade que, ao estar também organizada em estruturas visíveis, necessita de ver reconhecida a sua presença comunitária pública”, ressaltou.

Bento XVI destacou ainda que cabe ao Estado garantir a possibilidade do livre exercício de culto de cada confissão religiosa, bem como as suas atividades culturais, educativas e caritativas, sempre que isso não esteja em contraste com a ordem moral e pública.

“A contribuição da Igreja não se limita a concretas iniciativas assistenciais, humanitárias, educativas, etc., mas tem em vista, sobretudo, o crescimento ético da sociedade, impulsionado pelas múltiplas manifestações de abertura ao transcendente e por meio da formação de consciências sensíveis ao cumprimento dos deveres de solidariedade. Portanto o Acordo assinado entre o Brasil e a Santa Sé é a garantia que possibilita à comunidade eclesial desenvolver todas as suas potencialidades em benefício de cada pessoa humana e de toda a sociedade brasileira”.

 
Contribuição
 
“Mais do que construções materiais, a Igreja ajudou a forjar o espírito brasileiro caracterizado pela generosidade, laboriosidade, apreço pelos valores familiares e defesa da vida humana em todas as suas fases.

O Papa afirmou que reza pela prosperidade e bem-estar de todos os brasileiros, cujo carinho experimentado na visita pastoral de 2007 “permanece indelével nas minhas lembranças”. Ele também manifestou o reconhecimento pela disponibilidade das esferas governamentais em apoiar a Jornada Mundial da Juventude 2013, que será realizada no Rio de Janeiro.

O Pontífice também salientou que é conveniente reafirmar que o ensino religioso confessional nas escolas públicas, tal como foi confirmado no Acordo de 2008, longe de significar que o Estado assume ou impõe um determinado credo religioso, indica o reconhecimento da religião como um valor necessário para a formação integral da pessoa.

“E o ensino em questão não pode se reduzir a uma genérica sociologia das religiões, porque não existe uma religião genérica, aconfessional. Assim o ensino religioso confessional nas escolas públicas além de não ferir a laicidade do Estado, garante o direito dos pais a escolher a educação de seus filhos, contribuindo desse modo para a promoção do bem comum”, explicou.

 
O Embaixador

A audiência com o Santo Padre durou 20 minutos, parte dos quais dedicada a uma conversa privada entre o novo Embaixador e Bento XVI. Em seu discurso, Barbuda destacou a honra em representar o governo de “uma nação com mais de 68% de população católica, a maior do mundo em número de fiéis, e com o maior episcopado dos cinco continentes”.

Os 185 anos de relações diplomáticas entre o Brasil e o Vaticano também foram lembrados no contexto do Acordo sobre o Estatuto Jurídico da Igreja Católica no Brasil, firmado em 2008 e promulgado em 2010, que passou a regulamentar o relacionamento entre os dois Estados. A realização da Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, em 2013, também foi destacada.

“Temos consciência da importância deste acontecimento para a Igreja Católica e para os jovens católicos de todo o mundo e nos sentimos especialmente privilegiados ao vermos escolhido o Rio de Janeiro. O evento coincide com a ascensão de um Brasil novo, com menos desigualdades e com grande otimismo e fé no seu destino. O tema central escolhido por Vossa Santidade não poderia, portanto, ser mais oportuno e ter mais eco junto ao povo e, sobretudo, junto à juventude brasileira, que sem dúvida acorrerá com grande devoção e entusiasmo ao chamado de Vossa Santidade: ‘Ide, pois, fazer discípulos entre todas as nações’. O terreno é bastante fértil para frutificar em terras brasileiras e em terras do continente americano, onde vive quase a metade da população católica do mundo”, referiu o novo Embaixador.

 
Brasil no Vaticano

A Embaixada do Brasil é uma das 174 representações diplomáticas estrangeiras acreditadas junto à Santa Sé. De acordo com informações do site da Embaixada, a “missão fundamental é representar o Governo brasileiro junto à Sé Apostólica e à Ordem de Malta, acompanhar a atuação do Papa e informar sobre o posicionamento da Santa Sé com relação a assuntos relevantes da atualidade, procedendo à análise de seus desdobramentos de cunho político”.

 
Por Leonardo Meira, da Redação CN, com Rádio Vaticano
 
Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Notícias, Papa Bento XVI. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s