O que o Cristão missionário deve levar em sua mochila?

Somos apenas peregrinos!!!

Nós estamos neste mundo de passagem: a vida é passageira, por isso, buscai as coisas do alto.

São João Maria Vianney dizia: “O dia é como uma moeda de ouro que Deus nos dá para comprar a eternidade”. Nós não teremos outra vida para concertar o que fizemos de errado ou para fazer o que deveríamos ter feito ou ainda o que você não deixou Deus fazer ou que não fizeram por você. Essa moeda são minhas escolhas, atitudes, minha consciência. Para abraçar aquilo que Jesus já conquistou para mim. São Paulo tem um conselho extraordinário que me faz lembrar o Pe Léo: “Se ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas do alto, onde Cristo está entronizado à direita de Deus; cuidai das coisas do alto, não do que é da terra. Pois morrestes, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus” (Cl 3, 1-3).

Juntai tesouros para o céu! Somos peregrinos aqui, e na nossa mochila carregamos nossa missão e o verdadeiro sentido do que buscamos. A felicidade plena, a realização total, a plenitude do seu ser não esta aqui, não se realizará aqui. Nós não ouvimos, nem vemos o que Deus tem preparado para aqueles que Ele ama, mas essa é a nossa esperança: eu vou ressuscitar e vamos viver a eternidade. Agora, a escolha do que eu serei na eternidade se faz no tempo presente aqui e agora. Nós estamos peregrinando na face da terra, e nossa vida não pode ser de qualquer jeito, e nesta peregrinação Deus nos deu uma mochila, que nos dá todas as condições para viver neste mundo e para viver a eternidade.

O que carregar nesta mochila?

Primeiro item que o cristão leva: O DOM CARISMÁTICO DA FÉ!

Não é a cruz como alguns pensaram que seria a cruz, pois a cruz sem fé não tem sentido.

“Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado”. (São Marcos 16,16);

“A fim de que todo o que nele crer tenha vida eterna”. (São João 3,15);

“A fé é a certeza daquilo que ainda se espera, a demonstração de realidades que não se vêem. Ora, sem a fé é impossível agradar a Deus, pois quem dele se aproxima deve crer que ele existe e recompensa os que o procuram”.  (Cf. Hb 11,1. 6).

Segunda coisa que se leva na mochila: A CRUZ!

“Chamou, então, a multidão, juntamente com os discípulos, e disse-lhes: ‘Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me!'” (São Marcos 8,34).

“E quem não toma a sua cruz e não me segue, não é digno de mim”. (São Mateus 10,38).

“Quem não carrega sua cruz e não caminha após mim, não pode ser meu discípulo”. (São Lucas 14,27)

“Carregando a sua cruz, ele saiu para o lugar chamado Calvário (em hebraico: Gólgota)”. (São João 19,17).

Terceiro item de necessidades básicas: A PALAVRA DE DEUS!

“Aquele, porém, que guarda a sua palavra, nele o amor de Deus é verdadeiramente perfeito. É assim que conhecemos se estamos nele.” (I São João 2,5);

“Lâmpada para meus passos é tua palavra e luz no meu caminho.” (Salmos 119,105).

Quarto item indispensável: OS SACRAMENTOS!

Entre eles os principais: Eucaristia e Confissão:

“Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo. Então Jesus lhes disse: Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos. Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna; e eu o ressuscitarei no último dia. Pois a minha carne é verdadeiramente uma comida e o meu sangue, verdadeiramente uma bebida.” (Jo 6, 51. 53-56).

Eucaristia celebrada e adorada.

Confissão como um sacramento de cura e libertação: “Então, soprou sobre eles e falou: ‘Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, ficarão retidos'”. (São João 20,22-23).

Quinto item: O LOUVOR!

O Louvor e a ação de graças devem ser a linguagem do cristão que caminha para a santidade. O louvor abre as portas do sobrenatural:

“Todas as manhãs devem apresentar-se para cantar graças e louvores ao SENHOR, e da mesma forma à tarde.” (I Crônicas 23,30);

“Entoaram um hino de louvor e gratidão ao SENHOR, cantando: ‘Sim, ele é bom, eterno é seu amor para com Israel’. E todo o povo manifestava em altas vozes sua alegria, louvando o SENHOR, porque estavam sendo colocados os fundamentos da Casa do SENHOR.” (Esdras 3,11);

“Aleluia! Louvai a Deus no seu santuário, louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o por suas grandes obras, louvai-o pela sua imensa grandeza. Louvai-o tocando trombetas, louvai-o com harpa e cítara; louvai-o com tímpanos e danças, louvai-o nas cordas e nas flautas. Louvai-o com címbalos sonoros, louvai-o com címbalos retumbantes; todo ser vivo louve o SENHOR. Aleluia!” (Sl 150).

Sexto item: A INTIMIDADE COM MARIA!

Um relacionamento de filho. Isso será bem representado pela oração do Terço, meditando os mistérios de Nossa Salvação: “Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.” (Lucas 2,19.51).

“Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: ‘Mulher, eis o teu filho!’ Depois disse ao discípulo: ‘Eis a tua mãe!’ A partir daquela hora, o discípulo a acolheu no que era seu.” (cf. Jo 19,26-27).

Sétimo item no caminho de perfeição: VIDA INTERIOR!

Oração pessoal, direção espiritual, onde nós vamos adquirindo sensibilidade para escutar a Deus e principalmente para respondê-lo com o testemunho de vida.

Conclusão: reveja a sua missão e a sua mochila! Tá tudo aí?!

“Ide pelo mundo inteiro e a todos pregai o Evangelho.” (Mc 16,15)

Fonte: Blog do Padre Luizinho

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s