Saiba qual mídia social atende suas necessidades

Atualmente, existem centenas de mídias sociais com os mais diversos segmentos e finalidades espalhadas pela internet. Ao contrário do que muitos pensam, mais do que estar presente em todas ou no maior número possível, é preciso saber onde atuar com qualidade e eficácia.

Para isso, é preciso identificar a necessidade da instituição antes de criar sua conta em determinado serviço, assim como o público-alvo que a instituição deseja atingir e a forma que deseja interagir com eles.

Para fazer essa identificação com eficácia, é preciso fazer primeiramente três perguntas: “Quem eu quero atingir?”, “Como eu quero atingi-los?” e “O que eu espero alcançar?”. Tendo posse das respostas, você terá cumprido a primeira etapa para iniciar uma campanha de Marketing de Mídias Sociais.

O passo seguinte é conhecer as redes sociais e quais suas finalidades. Só assim será capaz de traçar seu plano de ação baseado em um ou mais recursos de interação.

Para que toda a teoria apresentada acima fique mais clara, vamos pegar como exemplo uma paróquia que deseja divulgar seus trabalhos voltados para os jovens da comunidade.

Podemos ver que a primeira pergunta já foi respondida no próprio problema, o público-alvo é o jovem, geralmente na faixa etária de 15 a 25 anos. Para a segunda pergunta podemos verificar quais formas de divulgação dispomos, seja áudio, imagem ou vídeo. Isso é preciso ser trabalhado com a equipe, pois deve estar adaptada com a qualificação dos mesmos e os equipamentos a disposição.

Hoje, com a baixa no preço dos equipamentos, é possível trabalhar ações multimídias utilizando apenas um equipamento, mesmo que não seja com qualidade profissional.

Nesse caso, para responder a terceira pergunta, é necessário traçar o objetivo dessa campanha que, nesse caso, é divulgar o trabalho para os jovens da comunidade. Um trabalho de divulgação caracteriza uma ação totalmente diferente, pois, geralmente, atingi um público que nem ao menos conhece seu trabalho, então é preciso apresentá-lo como se fosse algo novo e ao mesmo tempo ser objetivo.

Uma ação de marketing em mídias sociais é algo que requer tempo e dedicação, por isso é preciso levar em consideração a possibilidade de ter uma pessoa ou equipe trabalhando nessa área.

A realidade de muitas igrejas no Brasil não permite grandes investimentos, sendo assim, a criatividade será um diferencial essencial em qualquer ação trabalhada. Tendo como exemplo a realidade da paróquia citada acima, seria indicado trabalhar com, no máximo, três mídias distintas, tentando fazer com que uma complemente a outra.

Para essa indicação em específico, o ideal seria trabalhar com três mídias sociais:

Twitter – apesar do limite de caracteres, ainda é o canal mais indicado para interação com os usuários que se interessam pelo seu conteúdo. É indicado para transmissão de informações curtas, geralmente com links para conteúdo detalhado ou imagem. Muito eficiente para identificar a opinião dos usuários sobre o que é publicado.
Dica
: Trabalhar o conteúdo público no perfil com o que será trabalho no blog, pois o Twitter pode servir como canal de chamadas, onde você publica apenas o título da matéria, seguido de link e uma hashtag, recurso utilizado no Twitter para agrupar conteúdo relacionado em uma só página.

Facebook – permite engajamento e interação maior com os usuários, além de ser totalmente personalizável. Ele pode ser utilizado também como repositório de fotos e vídeos, caso a estrutura da paróquia não permita a utilização de mídias específicas. Já que um canal no Youtube requer muito mais do que apenas vídeos gravados, mas um conteúdo específico, criado através de roteiros personalizados.
Dica: É importante ressaltar que para empresas, instituições e personalidades é necessário a criação de uma página, pois o recurso perfil é indicado para usuários comuns. Os perfis possuem limitação de apenas 5 mil amigos, já as páginas suportam um número maior de fãs e permitem a utilização de recursos interessantes através dos aplicativos para o Facebook.

Blog – deve ser rico em conteúdo, será o lugar onde todas as mídias sociais vão convergir. É através dele que você vai manter as demais. É interessante utilizar, principalmente, o Twitter para redirecionar o conteúdo do seu Blog assim como utilizar o Facebook para divulgar novas postagens que você produza. É recomendável, ao menos nos seis primeiros meses, que as postagens sejam diárias, pois isso contribui para que seu blog ganhe relevância comparado a outros do mesmo segmento.

Portanto, o segredo é saber onde estar, qual o conceito da ferramenta que irá utilizar e, principalmente, ter disponibilidade e criatividade para extrair o máximo do que ela pode oferecer. As mídias sociais são uma realidade e devem ser exploradas em prol da evangelização.

Fonte: Canção Nova

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Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
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