Aconteceu nesta Quarta-Feira (05/10) a reunião do Clero do mês de Outubro da Arquidiocese de Maceió

Nesta Quarta-feira, 5, realizou-se na Paróquia Rosa Mística (Mangabeiras) a Reunião do Clero da Arquidiocese de Maceió do mês de outubro com a participação de 66 clérigos. A reunião acontece mensalmente como forma de intercâmbio e de ser um momento para tratar de assuntos concernentes a vida pastoral e administrativa das Paróquias, clero e arquidiocese.

Plano de Saúde do Clero

Vários temas foram discutidos, entre eles o mais destacados, o Plano de Saúde. O arcebispo salienta: “Não é uma questão de escolha, mas de necessidade para todos, para que na hora da enfermidade todos tenham um tratamento digno”.

Administração

Outro assunto que o clero ficou bastante atento foi à exposição de D. Antonio Muniz Fernandes sobre a organização administrativa dos bens imóveis das Paróquias e Arquidiocese, a partir de agora após o levantamento dos problemas será a interação entre a Cúria e as Paróquias.

Assembleia Pastoral da Arquidiocese

O Pe. Manoel José apresentou em linhas gerais a Assembléia Pastoral da Arquidiocese de Maceió, que se realizará nos dias 11 a 14 de novembro, a partir das 14h na Casa do Pobre- Vergel. O tema escolhido: “A caridade- Alma da missão”. Aproveitando a oportunidade, jovens comunicaram ao clero o DNJ (Dia Nacional da Juventude) que se realizará na paróquia São Paulo Apóstolo (Salvador Lira) no próximo dia 30 de outubro a partir das 9h. Em breve o Portal da Arquidiocese divulgará mais detalhes.

Criação de Comissões

O arcebispo criou a Comissão da História da Arquidiocese composta pelos padres: Pe. Michael Sandes, Pe. Érico, Pe. Márcio Manoel e Pe. José Everaldo serão responsáveis em fazer uma síntese de toda a história da Arquidiocese de Maceió para dar o devido valor a todo legado deixado por nossos antepassados de maneira detalhada. E também criou a Comissão da Memória da Arquidiocese de Maceió, composta pelos padres: Mons. Rubião Lins, Mons. Pedro Teixeira, Mons. Celso, Mons. Delfino e Mons. Geraldo Valente.

O Metropolita expressou a alegria de ter encontrado objetos e paramentos de bispos que o antecederam desde o século XIX que se encontravam no Arquivo. Ele tem interesse de fazer um levantamento histórico de frades franciscanos, carmelitas e padres que trabalharam nas plagas de Alagoas. Toda esta memória servirá para o futuro “Memorial da Arquidiocese de Maceió” que funcionará no Prédio do Antigo Arcebispado.

Liturgia

O Arcebispo de Maceió pediu ao Clero uma linguagem litúrgica comum para o bem Pastoral da Igreja. Por esta razão formar o povo a não comungar de joelho para evitar transtornos no momento da Celebração Eucarística.

Paróquias e transferências

Após o intervalo os presentes retornaram as atividades em que arcebispo mostrou as dificuldades encontradas pelos padres em muitas paróquias que encontram certas resistências. O arcebispo destaca: “Reconheço os esforços de muitos de vocês e tenho consciência dos vícios existentes em muitas dessas realidades e por esta razão gera bastantes conflitos”.

O arcebispo comunicou algumas transferências no clero, entre elas está a do Pe. Luciano Soares que estava na Paróquia de Viçosa irá ser cooperador na Paróquia Imaculada Conceição em Marechal Deodoro e na Paróquia São Pedro Pescador no Francês. Também o Pe. Raul Moreira ficará como administrador com plenos poderes na Paróquia São Pedro Pescador. O arcebispo salientou nesta reunião do Clero para os padres e diáconos que a Arquidiocese os apóia e acompanha com zelo e muito carinho nas suas atividades pastorais e em suas vidas.

Fonte: Arquidiocese de Maceió

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Notícias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s