Nos reunimos com todos os santos, neste dia (14/09), para exaltar a Santa Cruz, que é fonte de santidade e símbolo revelador da vitória de Jesus sobre o pecado, a morte e o demônio; também na Cruz encontramos o maior sinal do amor de Deus, por isso:
“Nós, porém, pregamos um Messias crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os pagãos.” (I Cor 1,23)
A Festa da Exaltação da Santa Cruz, celebrada hoje pela Igreja, nos faz recordar que por meio dela Cristo foi exaltado e vencedor. Para os cristãos a cruz é o maior símbolo da fé.
Por intermédio do sinal da cruz somos marcamos no nosso batismo como filhos de Deus, pertencentes a Jesus Cristo.
Conta-se, segundo a tradição cristã, que durante uma peregrinação a Jerusalém, Santa Helena, mãe do Imperador Constantino, mandou fazer pesquisas para encontrar a verdadeira cruz de Cristo. E ordenou que fosse construída a Igreja do Santo Sepulcro no local em que o objeto-símbolo de nossa salvação foi encontrado. No dia 14 de setembro de 335 a cruz foi posta em exposição para que os fiéis pudessem orar diante dela e venerá-la.
Reverenciar a cruz é ter a certeza de que reverenciamos não apenas um objeto, mas Nosso Salvador Jesus Cristo, que, por amor a nós, deixou-se crucificar para que vencêssemos a morte causada pelo pecado. A cruz serviu de altar para o sacrifício de Jesus. “Se fizermos o sinal da cruz com fé, ele será para nós um escudo”, escreveu Santo Hipólito.
Devemos vê-la não como um amuleto, mas como um símbolo santo e sagrado, no qual encontramos a salvação. Quando fazemos o sinal da cruz com fé, respeito e amor nós estamos louvando e bendizendo a Santíssima Trindade e nos protegendo contra o inimigo de Deus.
Quando exaltamos a santa cruz, exaltamos o próprio Cristo e proclamamos a vitória sobre o pecado. Pela cruz, que significa morte das próprias vontades, humilhação e obediência à vontade de Deus, nos santificamos, pois deixamos o nosso querer de lado para obedecer aos desígnios de Deus.
Encontrada por Santa Helena, a cruz do nosso Salvador foi roubada pelos persas e resgatada pelo Imperador Heráclio.
Hoje, graças a Deus a Cruz está guardada na tradição e no coração de cada verdadeiro cristão, e é por isso que neste dia, a Igreja nos convida a rezarmos:
“Do Rei avança o estandarte, fulge o mistério da Cruz, onde por nós suspenso o autor da vida, Jesus. Do lado morto de Cristo, ao golpe que lhe vibravam, para lavar meu pecado o sangue e a água jorravam. Árvore esplêndida, bela de rubra, púrpura ornada, dos santos membros tocar digna só tu foste achada”.
“Viva Jesus! Viva a Santa Cruz!”