O seguimento a Jesus na Cruz

Acompanhei, durante todo o final de semana, o Acampamento “No Combate da Oração”, transmitido pela TV Canção Nova.

Foi um evento, no mínimo, inspirador… Mas na realidade, santificador!

Posso falar por mim, que as pregações, a oração, o combate, mudou algo em mim. Eu já sabia que, quando entramos no seguimento de Jesus entramos num combate. Contra nós mesmos, nossa natureza falha e manchada, e contra as forças do mal, que não querem mais um “soldado de Cristo”! Mas estes dois últimos dias me fizeram ver isto mais claramente.

E não apenas ver, mas me inserir nesta luta, neste combate.

Por que não se enganem, nós, os filhos da luz, estamos sim, numa guerra contra as forças das trevas. E isso não é estorinha, espiritualismo, ocultismo, ou coisa assim, mas sim uma realidade!

Deus nos remiu de nossas culpas pelo Sangue do Cordeiro, e, por isso, o Mal, sabendo que seu fim está próximo, quer, a todo o custo, levar quantos puder.

Mas, quando tomamos parte nesta luta, devemos saber que não estamos sozinhos… Jesus está conosco!

Para tanto, como Ele nos falou no Evangelho deste domingo, devemos pegar nossa cruz, se quisermos segui-lo. Ele na frente, e nós atrás, com a nossa cruz!

Para melhor expressar a idéia deste combate, e deste seguimento, trago aqui a homilia do Padre José Augusto, acerca do seguimento de Cristo neste combate.

É forte, e nos faz pensar sobre nossas atitudes diante da vida…

***

O seguimento a Jesus na Cruz

 

Padre José Augusto - Foto: Clarissa Oliveira/Cancaonova.com

Hoje Jesus nos faz um grande convite, mais que um convite, um chamado, Ele nos chama a seguí-lo!

Muitas vezes quando se fala em seguir Jesus já se pensa em ser padre, freira ou missionário. Mas todos nós somos chamados a seguir Jesus, porque Ele é o nosso Deus.

Muitos querem seguir Jesus na facilidade. Porem o seguimento de Jesus é um seguimento exigente, foi assim no passado, é hoje, e no futuro irá continuar sendo assim.Facilidade no seguimento de Jesus nós só teremos no céu!

No Evangelho de hoje que está em Mateus 16, 21-27 diz o seguinte: “Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da Lei, e que devia ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo, dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” Então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Porque o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”. 

Foi esse mesmo Pedro que, quando Jesus estava na região de Cesaréia de Filipe, ao ser indagado por Cristo, juntamente com os discípulos, sobre “Quem é que as pessoas dizem ser o Filho do Homem?” respondeu: “Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”. Jesus então declarou: “Feliz és tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi carne e sangue quem te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso, eu te digo: tu és Pedro, e sobre esta pedra construirei a minha Igreja, e as forças do Inferno não poderão vencê-la. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus”.

Jesus foi bem claro quando disse aos discípulos: “Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.” Não conseguimos ver Jesus sem a Cruz.

 

A Cruz não é perdição nem condenação, mas sim o motivo da nossa Salvação! - Foto: Clarissa Oliveira/Cancaonova.com

Jesus tomou a sua Cruz e seguiu. Precisamos seguir seus passos, Jesus á nossa frente e nós atrás.

A maravilha da cruz que faz parte do seguimento do Senhor é escondida por nós cristãos.

Jesus disse para seguirmos os seus passos; se mataram a Jesus, também vão te matar, mas se com Ele morrermos, com Ele ressuscitaremos!

Pedro seguiu os passos de Jesus e acompanhe comigo em Atos 5,40 “Chamaram os apóstolos, mandaram açoitá-los, proibiram que eles falassem no nome de Jesus e soltaram-nos. Os apóstolos saíram do Conselho, alegres por terem sido considerados dignos de injúrias por causa do nome de Jesus. E cada dia, no templo e pelas casas, não cessavam de ensinar e anunciar que Jesus é o Cristo.” Os discípulos se gloriavam por terem sofrido por causa de Cristo. Nós também precisamos mostrar ao mundo que até no sofrimento podemos seguir Jesus Cristo. Na dor não abandone Jesus. O mundo precisa de gente que dê o testemunho da cruz. Esse testemunho arrasta multidões!

O mundo precisa de gente que dê o testemunho da cruz! - Foto: Clarissa Oliveira/Cancaonova.com

Você sabe como foi a morte de Pedro? Ele morreu crucifixado como Jesus foi crucifixado, e na hora que ele foi ser crucificado pelos seus algozes, ele pediu para que virasse ele de cabeça para baixo, porque ele não se achava digno de morrer como o seu senhor.

Você certamente já ouviu o testemunho de São Paulo como foi a sua conversão (Atos 9,1-31). Paulo sofreu, apanhou muito por causa de Jesus. Assim como narra em Atos 21,13. Mas Paulo respondeu: “O que estais fazendo, chorando e afligindo o meu coração?” Eu estou pronto, não somente para ser preso, mas até para morrer em Jerusalém pelo nome do Senhor Jesus”. Não conseguimos convencê-lo. Então desistimos, dizendo: “Seja feita a vontade do Senhor”. São Paulo morreu decapitado, morto pela espada!

Viu como é seguir Jesus! Aqui nós seguimos o que Jesus disse: Mateus 16, 25 “Pois quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará.” Carregue a sua cruz e faça os outros feliz! Precisamos pensar no verdadeiro significado do que é seguir Jesus Cristo!

Na alegria do sofrimento você encontrará a sua felicidade! Não murmure diante do sofrimento, submeta-se a Deus!

O que é loucura para o mundo é graça diante de Deus. Saiba se submeter aos Senhor assim como Ele se submeteu ao Pai na cruz. Não existe cristianismo sem sofrimento, enquanto tiver sofrimento para o cristão terá Cristo dando força aos cristãos Na segunda leitura de hoje (Romanos 12,1-2) está escrito: “Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto, irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformeis com o mundo, mas transformai-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é, o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito.” Você também é chamado a oferecer o seu sacrifício no altar do Senhor, como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, para que tudo isso se torne Cristo Jesus. Ninguém pode impedir que você vai a missa, pois é nela que você encontrará forças para suportar a cruz!

É precisamos oferecer diariamente o nosso sofrimento a Deus, como o próprio fez Cristo. E no céu só teremos alegria, mas até chegarmos lá precisamos nos oferecer diariamente a Deus! E atravéz do sofrimento podemos nos unir a Cristo que padece! Quando o sofrimento bater em sua porta, oferte a Deus!

Transcrição e Adaptação: Mariana L.Gabriel

Fonte: Canção Nova

Anúncios

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação, Homilias. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s