Devoção Mariana em Santo Afonso Maria de Ligório

Santo Afonso Maria de Ligório

Hoje, 1 de agosto, celebramos a memória de Santo Afonso Maria de Ligório, Bispo e Doutor da Igreja, nascido em 1696, na Itália, que se tornou, pelo seu testemunho “Patrono dos confessores e teólogos de doutrina moral”.

Fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente conhecida como Missionários Redentoristas, C.Ss.R., o Santo Bispo e Doutor da Igreja foi responsável também por uma maravilhosa vivificação da devoção à Santíssima Virgem, tanto que é autor de um dos livros mais belos acerca de Maria, “As Glórias de Maria”, livro este descrito pelo Papa Bento XVI, como “um livro perene”.

E, para homenager a memória de tão valoroso santo, postei o texto que segue, acerca da devoção mariana nos escritos e na vida de Santo Afonso Maria de Ligório.

Um exemplo que devemos, todos os dias, ter diante de nossos olhos… Um flecha, que nos mostra a meta, para a qual foi lançada: o coração do Pai.

Rezemos juntos: “Ó Deus, que suscitais continuamente em vossa Igreja novos exemplos de virtude, dai-nos seguir de tal modo os passos do bispo Santo Afonso no zelo pela salvação de todos, que alcancemos com ele a recompensa celeste. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém.”

Tenha um dia bem abençoado, e que Deus te guarde!!!

***

DEVOÇÃO MARIANA EM SANTO AFONSO MARIA DE LIGÓRIO

A devoção é um ato de amor que prestamos àqueles Deus santificou; ora, Maria, a Mãe de Jesus, foi santificada por Deus desde o ventre materno, pois ela é Imaculada desde sua concepção em vista do Filho de Deus que nasceu de seu ventre santo, como nos revela São Lucas em seu Evangelho: “Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus” (Lc 1,35).

Logo, com imensa satisfação os filhos e filhas de Deus lhe prestam atos de amor e piedade pela devoção com que invocam o seu nome pedindo sua intercessão para a santificação de suas almas. Como nos ensinou ainda São Lucas em seu Evangelho: “E Maria disse: Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações”. (Lc 1,46-49).

De fato, um dos filhos prediletos da Virgem Maria, a Mãe do Senhor, é Santo Afonso Maria de Ligório. Para ela escreveu um tratado completo sobre o seu papel no plano de salvação de nossas almas, chamado: “As Glórias de Maria”. Dizia que Maria, por ser tão amada por Deus e corresponder plenamente ao Seu amor, se tornou nosso modelo perfeito de vida cristã. “Segundo sua biografia, a devoção a Maria vem desde a infância e a Ela dedicou sua vida, seu amor e uma grande obra para que pudéssemos, como ele, amá-La com a mesma intensidade”.

Por isso, de modo muito especial, Santo Afonso insistia para que rezássemos a Maria, nossa Mãe abençoada, pois dizia: “Ela é cheia de graça; porém, esta plenitude não foi concedida apenas para si, mas também para que compartilhasse conosco.” Porque, segundo suas reflexões, “a Virgem adianta-se às nossas orações, ampara-nos nas aflições, protege-nos, dá-nos santas inspirações para vivermos profundamente a caridade. Mais ainda, ela anima-nos e nos fortalece nos momentos de desânimo e angústia, é fiel defensora de seus filhos nos embates da vida e quando recorremos a Ela nas tentações, sempre a temos ao nosso lado, mesmo sem a ela recorrermos”.(1)

Esse grande homem de Deus deixou-nos uma obra exemplar, ele é fundador da Congregação do Santíssimo Redentor, popularmente chamados de Missionários Redentoristas, C.Ss.R., cujo carisma e missão é fundamentalmente a pregação de missões populares e o atendimento dos menos favorecidos; é sua congregação que cuida dos santuários de Nossa Senhora Aparecida e do Divino Pai Eterno entre outros em nosso país e no mundo. Eles são os responsáveis pela divulgação da devoção a Nossa Senhora do Perpétuo Socorro e de sua novena permanente.

ORAÇÃO À SANTA MÃE DE DEUS COMPOSTA POR SANTO AFONSO

Toda Sois formosa e em Vós não há mancha. Ó pomba puríssima, toda cândida, toda bela, sempre amiga de Deus! Dulcíssima, amabilíssima, imaculada Maria, Vós que sois tão bela aos olhos do Senhor, não recuseis olhar com Vossos piedosíssimos olhos as chagas tão asquerosas de minha alma. Olhai-me, compadecei-Vos de mim, e curai-me. Ó belo ímã dos corações, atraí para Vós também este meu miserável coração. Tende piedade de mim, que não só nasci em pecado, mais ainda depois do batismo manchei minha alma com novas culpas, ó senhora, que desde o primeiro instante de Vossa vida aparecestes bela e pura aos olhos de Deus.

Que graça Vos poderá negar o Deus que Vos escolheu para Sua Filha, Sua Mãe e Sua esposa, e por essa razão Vos preservou de toda mancha? Virgem Imaculada, a Vós compete salvar-me, dir-Vos-ei com S. Filipe Néri. Fazei que me lembre de Vós; e não Vos esqueçais de mim. Parece tardar mil anos o momento de ir contemplar Vossa beleza no Paraíso, para melhor louvar-Vos e amar-Vos, minha Mãe, minha Rainha, minha Amada, belíssima, dulcíssima, puríssima, imaculada Maria. Amém.” (Tratado “As Glórias de Maria” de Santo Afonso Maria de Ligório).

Paz e Bem!

Frei Fernando,OFMConv.

(1) Blog Missionando – Redentoristas – Minas, Rio e Espírito Santo

 

Fonte:

Recanto das Letras

Frei Fernando – Vida, fé e poesia

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Devoção, Formação, Santo do dia. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s