Do Coração de Jesus emana o Preciosíssimo Sangue – Julho, mês de devoção ao Sangue de Cristo

O mês de julho foi estabelecido pela Igreja como o mês dedicado ao Preciosíssimo Sangue de Jesus, e hoje, sexta-feira depois do 2º Domingo depois de Pentecostes, a Igreja celebra a solenidade do Sagrado Coração de Jesus, do qual saiu sangue e água.

A piedade cristã sempre manifestou, através dos séculos, especial devoção ao Sangue de Cristo derramado para a remissão dos pecados de todo o gênero humano,  por ocasião da Paixão e Morte de Jesus e atravessando a história até hoje com Sua presença real no Sacramento da Eucaristia.

Desde tempos muito remotos, a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus e Seu Sagrado Coração sempre esteve presente e  floresceu cada vez mais em meio ao clero e  aos fiéis, através de solenidades, preces públicas e  Ladainha própria, com o fim de pedir a Deus perdão dos pecados, afastar os fiéis dos justos castigos, implorar as bênçãos do céu sobre os frutos da terra, e prover nossas necessidades espirituais e temporais.

No século passado, foi São Gaspar de Búfalo admirável propagador desta insigne devoção, tendo o merecimento da aprovação da Santa Sé e por isto até hoje é conhecido como o “Apóstolo do Preciosíssimo Sangue”. Foi por ordem do Papa Bento XIV que foram compostos a missa e o ofício em honra ao Sangue de Jesus para finalmente ser estendida à Igreja Universal por decreto do Papa Pio IX.

O Papa João XXIII, cuja família desde a sua infância foi fiel devota ao Preciosíssimo Sangue, também perpetrou esta santa devoção, tendo logo no início de seu pontificado escrito a Carta Apostólica Inde a Primis, a fim de promover o seu culto, conforme fez menção o Papa João Paulo II em sua Carta Apostólica Angelus Domini, onde frisa o convite de João XXIII sobre o valor infinito daquele sangue, do qual “uma só gota pode salvar o mundo inteiro de qualquer culpa”

A fonte desta devoção está no lado aberto de Jesus na cruz, no trono glorioso, loucura para os homens e vitória para Deus: “Chegando, porém, a Jesus, como o vissem já morto, não lhe quebraram as pernas, mas um dos soldados abriu-lhe o lado com uma lança e, imediatamente, saiu sangue e água”. (Cf. João 19,33-34).

Estamos vivendo, pois, o mês do Preciosíssimo Sangue de Jesus, comecemos, então, esta oração com esta música simples e profunda do Ministério Vida Reluz. Cantemos varias vezes:

“Quem poderá resistir, se Jesus derramando está,
Seu Sangue precioso aqui neste lugar?!”

“Quereis conhecer o poder do Sangue de Cristo? Repara de onde começou a correr e de que fonte brotou”. (São João Crisóstomo).

Seguem, abaixo, palavras do Santo Padre, na Praça São Pedro, no ano de 2009, explicando a devoção ao Preciosíssimo Sangue de Jesus:

Queridos irmãos e irmãs,

No passado, o primeiro domingo de julho se caracterizava pela devoção ao Preciosíssimo Sangue de Cristo. Alguns de meus venerados predecessores no século passado o confirmaram, e o beato João XXIII com a Carta Apostólica Inde a primis (30 de junho de 1960), explicou seu significado e aprovou suas Ladainhas. O tema do sangue, unido ao do Cordeiro pascal, é de primordial importância na Sagrada Escritura. A aspersão com o sangue dos animais sacrificados representava e estabelecia, no Antigo Testamento, a aliança entre Deus e o povo, como se lê no livro do Êxodo: “Então Moisés pegou o sangue e o espalhou sobre o povo, dizendo: ‘Este é o sangue da aliança que Javé faz com vocês através de todas essas cláusulas”. (Ex 24, 8).

A esta fórmula Jesus se refere explicitamente na Última Ceia quando, oferecendo o cálice aos discípulos, diz: “este é meu sangue da Aliança, que é derramado por muitos para o perdão dos pecados” (Mt 26, 28). E efetivamente, a partir da flagelação, até ter o lado transpassado após a morte na cruz, Cristo derramou todo seu sangue, como verdadeiro Cordeiro imolado para a redenção universal. O valor salvífico de seu sangue se afirma expressamente em muitas passagens do Novo Testamento. Basta citar, neste Ano Sacerdotal, a bela expressão da Carta aos Hebreus: “Porém, já veio Cristo, Sumo Sacerdote dos bens vindouros. E através de um tabernáculo mais excelente e mais perfeito, não construído por mãos humanas (isto é, não deste mundo), sem levar consigo o sangue de carneiros ou novilhos, mas com seu próprio sangue, entrou de uma vez por todas no santuário, adquirindo-nos uma redenção eterna. Pois se o sangue de carneiros e de touros e a cinza de uma vaca, com que se aspergem os impuros, santificam e purificam pelo menos os corpos,  quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu como vítima sem mácula a Deus, purificará a nossa consciência das obras mor tas para o serviço do Deus vivo?” (Hb 9, 11-14).

Queridos irmãos, está escrito no Gênesis que o sangue de Abel, morto pelo irmão Cain, grita da terra para Deus (cf. 4, 10). E infelizmente, hoje como ontem, este grito não cessa, porque o derramamento de sangue humano continua por causa da violência, da injustiça e do ódio. Quando os homens aprenderão que a vida é sagrada e pertence somente a Deus? Quando compreenderão que somos todos irmãos? Ao grito pelo sangue derramado, que se eleva de tantos lugares da terra, Deus responde com o sangue de seu Filho, que entregou sua vida por nós. Cristo não respondeu ao mal com o mal, mas com o bem, com seu amor infinito. O sangue de Cristo é a prenda do amor fiel de Deus pela humanidade. Olhando as chagas do Crucificado, todo homem, ainda em condições de estrema miséria moral, pode dizer: Deus não me abandonou, me ama, deu a vida por mim; e assim voltar a encontrar a esperança. A Virgem Maria, sob a cruz, junto com o apóstolo João, recolheu o testamento do sangue de Jesus, nos ajude a redescobrir a inestimável riqueza desta graça, a sentir para com ela íntima e perene gratidão.

“Oração de cura e libertação pelo Sangue de Jesus

Jesus, derrama o teu Sangue precioso em minha pessoa, nos meus sentimentos e vontades. Purifica Senhor de todo desejo do pecado, os meus pensamentos e ações. Purifica a minha afetividade e sexualidade, e dai-me a Tua pureza no corpo e na alma.

Sangue Precioso de Jesus, cura-me da tristeza e da depressão, do medo e de toda enfermidade espiritual e mental.

Jesus, coloca no Teu lado aberto, todo o meu corpo. Proteja-me de toda doença, por isso, lava-me com o Teu precioso Sangue e deixa longe de mim as pestes e doenças contagiosas, a mim e a todos os meus. Eu confio em vós!

Jesus, derrama o Teu precioso Sangue em minha família, nos casos mais difíceis que eu vivo em minha casa, naqueles que estão bem afastados de Ti e estão vivendo no pecado e no vício. Eu te peço, lava com o Teu Sangue e cura a cegueira que eles trazem no coração.

Sangue de Jesus, fonte de toda graça e libertação, livra-nos do maligno, das praticas espirituais falsas. Liberta também, todos os de minha família das garras do mal.

Clamo o Sangue de Jesus sobre todo o espaço físico de minha casa, do meu ambiente de trabalho e nos colegas que trabalham comigo. Livra-nos de toda inveja, disputa e concorrência desleal, acidentes, e de tudo que possa e queira me prejudicar quando estiver andando na rua. Livra-me do desemprego e da carência material, e dai-me o necessário.

Quero, junto a Virgem Maria, que estava contigo aos pés da Cruz, consagrar todo o meu ser ao Vosso Preciosíssimo Sangue Redentor, Vós que sois meu salvador e libertador. Assim posso agradecer e dizer: ‘quem poderá resistir, se Jesus está derramando seu sangue aqui, neste lugar?!’

Amém.”

Esta devoção me fez lembrar de uma oração, bem pequena, por sinal, mas que eu e minha esposa sempre dizemos: “Chagas abertas, coração ferido, o Sangue de Cristo está entre nós e o perigo!”

Sim, pois o sangue de Cristo sempre estará entre nós e o mal, porque foi por ele que fomos curados, e deve ser por ele, que devemos ser lavados!!!

Tenham sempre guardados em seus corações que o Sangue de Cristo foi derramado por mim, por você, pelo seu esposo, esposa, mãe, pai, filhos, avós, vizinho, colegas de trabalho, por todos nós… Até por aquela pessoa mais execrável da sociedade, o pior bandido… Também por ele, Jesus derramou Seu preciosíssimo sangue naquela cruz!! Para salvar a todos, de todos os tempos, das amarras do pecado!!!

Por tudo isto é que o sangue de Jesus é causa de nossa salvação!!!

Posteriormente nos deliciaremos ainda mais com esta santa devoção…

Até a próxima, e fiquem com Deus!!

 Obs: Dia 04 de Julho, segunda-feira, iniciaremos a Novena ao Preciosíssimo Sangue de Jesus aqui no blog.

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

