O que é um Pálio?

Saudações, caro internauta!!!

Bem vindo ao primeiro post do nosso blog!!!

E, para começar, que tal um pouco de curiosidade litúrgia?!

Hoje, na solenidade de São Pedro e São Paulo, no Vaticano, o Papa Bento XVI entregou, aos novos Arcebispos Metropolitanos, o Pálio… Mas, o que é um Pálio?! Antes que algum engraçadinho responda “um carro, claro!!”, vamos esclarecer o assunto através do artigo do Arcebispo Metropolitano de Pelotas, Dom Jacinto Bergmann, postado no site da Canção Nova, que segue abeixo:

Pálio, a expressão da missão apostólica

O que é o palio? Ele é uma espécie de colarinho de lã branca, com cerca de 5cm de largura e dois apendices – um na frente e outro nas costas. Possui seis cruzes bordadas em lã preta: quatro no colarinho e uma em cada um dos apêndices. É confeccionado pelas monjas beneditinas do Mosteiro de Santa Cecilia, em Roma.

Para fazer os pálios, elas utilizam a lã de dois cordeiros que são ofertados ao Papa anualmente, no dia 21 de janeiro, pois neste dia, celebra-se a Solenidade de Santa Ines, jovem mártir cristã dos primeiros séculos.

Uma vez confeccionados, os pálios são abençoados pelo Papa, guardados numa arca junto ao tumulo do Apostolo São Pedro, o primeiro pontífice, e entregues pelo próprio Papa, no dia 29 de junho de cada ano, na Solenidade de São Pedro e São Paulo, aos Arcebispos nomeados após a celebraçao do ano anterior.

O uso do palio, que nos primeiros séculos do cristianismo era exclusivo dos papas, passou a ser usado pelos Metropolitas a partir do século VI, tradição que vigora até os nossos dias.

Qual o significado do palio usado pelo Arcebispo? Para entende-lo, é importante ter presente que a Igreja Catolica esta organizada pelo mundo afora em províncias eclesiasticas. Cada uma é formada por algumas dioceses (não há numero determinado) e uma arquidiocese.

A frente dela esta o Metropolita, que é o Arcebispo da diocese sede. (…) (Para ler mais, click aqui)

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 32 anos, pai de uma princesa, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL.
Esse post foi publicado em Formação. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s