Já começaram a retirar os crucifixos! O que virá depois?!

Atendendo a um pedido formulado pela Liga Brasileira de Lésbicas, e mais algumas entidades sociais, o Conselho da Magistratura do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul – TJRS, decidiu por retirar de todos os espaços públicos e prédios da Justiça Estadual os crucifixos e símbolos religiosos.

Tal pedido teve como base a afirmação de que o Estado brasileiro é laico, e de que um julgamento tomado sob um símbolo de uma determinada crença não demonstraria um Estado-Juiz equidistante das partes.

Pois bem, o Estado brasileiro é, sim, um Estado laico. Mas não ateu! Por vezes se confundem tais expressões. Laicidade quer dizer que não se dará preferência por a nenhuma religião em especial. Contudo, Estado e nação são conceitos bem diferentes na seara jurídica. E o que temos no Brasil é, inegavelmente, uma nação cristã! E mais, uma nação católica! Negam também isto?!

Esquecem-se, pois, que os fundamentos da nossa sociedade ocidental, da nossa democracia e de nossa ética foi-nos legado pelo cristianismo. Afinal de contas, de onde vocês acham que nasceu a igualdade entre os homens?!

Querem, desta forma, esconder que valores como igualdade, fraternidade, caridade e JUSTIÇA são herança de nossa crença num Deus que é a essência em si destes valores.

Contudo, os que defendem tal ato de exclusão dos crucifixos terão de ir mais além… Pois, segundo eles, se o Estado é laico (da forma como o querem), terão também de reformar o preâmbulo da Constituição Federal, o qual afirma:

“Nós, representantes do povo brasileiro, reunidos em Assembléia Nacional Constituinte, para instituir um Estado Democrático, destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social e comprometida, na ordem interna e internacional, com a solução pacífica das controvérsias, promulgamos, sob a proteção de Deus, a seguinte Constituição da República Federativa do Brasil”.

Não! Tal labuta destes militantes em ter, segundo eles, um Estado sem qualquer vínculo (nem que seja cultural) com qualquer crença terá de ir além da Constituição Federal. Afinal de contas, estamos em 2012! 2012 anos depois de que? De Cristo! Aí vai ter que mexer também no calendário, pois isto também expressa um vínculo com Cristo…

Mas e o sábado? Sábado vem do termo hebraico shabat, que significa “cessar”, e foi pela primeira vez usado na Bíblia, no relato da criação.

Ah, e temos também o domingo! A palavra é originária do latim “dies Dominicus”, que significa “dia do Senhor”, e, por fundamentação bíblica e etimológica, é considerado o primeiro dia da semana.

Não esqueçamos ainda dos Estados de São Paulo, Espírito Santo e Santa Catarina, além de muitas outras cidades, que terão de mudar de nome!

E por fim, não teremos mais, é claro, Natal e Páscoa!

O que teremos, então?! Uma caricatura de sociedade! Que esquece e nega sua heranças, sejam culturais, éticas, religiosas e morais.

Os defensores de tal tese que me perdoem, mas tudo isto não passa de uma falácia de um grupo que tem por finalidade tão só deturpar a ideia de laicidade, em favor da perseguição de uma crença, em detrimento de valores que esta mesma sociedade preza e estima.

Mas não se enganem, se pensam que o cristianismo vai diminuir com a retirada dos crucifixos… Isso nunca! Já nos relegaram às catacumbas romanas, e de lá ressurgimos com muito mais força e coragem! Coragem não apenas de lutar por nossas convicções, mas também, e sobretudo, de amar aqueles que nos perseguem!!!

Ao final, uma pergunta me vem repetidamente: “ou será que estes que pretendem retirar a figura de Cristo, o olhar Dele, das “justas” decisões nos espaços jurídicos, estão querendo é, na verdade, esconder Dele os atos alí praticados?”

Nunca o saberemos, pois o coração do homem só Deus para penetrar! Mas uma coisa eu sei, com tudo isto não fazem outra coisa, senão cuspir no prato que sempre comeram, e que sempre irão comer!!!

Alex C. Vasconcelos

About these ads

Sobre Alex C. Vasconcelos

Casado, 30 anos, Advogado, Acólito na Paróquia do Divino Espírito Santo em Maceió/AL. Podes me encontrar no "Sacrifício Vivo e Santo" - http://sacrificiovivoesanto.wordpress.com/ e no "Dominus Vobiscum" - http://domvob.wordpress.com/, onde escrevo na seção Espiritualidade.
Esse post foi publicado em Pensamentos e marcado , , . Guardar link permanente.

3 respostas para Já começaram a retirar os crucifixos! O que virá depois?!

  1. Bruno Sina disse:

    Ninguém vai fazer nada? Somos assim tão covardes?
    Não haverá recurso da sentença?
    Na Itália , houve reação e recurso à Suprema Corte da Europa. E aqui, NADA?

    • Pois é, Bruno. Ao que me parece, até onde tenho conhecimento, apenas o Deputado Onyx Lorenzoni, decidiu recorrer ao Conselho Nacional de Justiça e abriu discussões diretamente na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara.

      E o Bispo de Frederico Westphalen/RS, Dom Antonio Carlos Rossi Keller, emitiu uma nota pastoral, solicitando que os Magistrados encaminhassem os crucifixos e demais símbolos religiosos aos Párocos das cidades, e que os servidores daquele tribunal, que professam a fé católica, mantivessem os sinais religiosos católicos que costumam usar pessoalmente (terços, escapulários, medalhas, crucifixos, etc…) e que, no esmero do trabalho em favor da justiça, especialmente no serviço dos mais necessitados e carentes dela, demonstrassem sua fé católica, mantendo Jesus Cristo, Nosso Senhor, sempre presente nestes ambientes públicos.

      No mais, além da indignação da população, de concreto, até o momento, foi apenas isto!

      Mas, como bem disse o Bispo: “Podem nos tirar os crucifixos e as imagens expostas em locais públicos. Mas jamais poderão tirar de nós a fé e a adesão aos princípios e valores do Evangelho.”

      Obrigado por visitar o nosso blog, e que Deus o abençoe!

  2. Pingback: Governo da Inglaterra quer proibir o uso de crucifixos no pescoço!!! « Sacrifício Vivo e Santo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s